Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A rua é da diversidade

A homossexualidade tem deixado de ser um tabu em muitas famílias, mas os meios de comunicação, principalmente a TV, conferem um espaço de sarcasmo e vulgaridade as personagens que interpretam pessoas homossexuais. Muito se avançou na legislação, mas o papel da rua ainda tem sido de um palco onde os holofotes se dividem, entre a exibição, a prostituição, e a luta por direitos.

O jovem Raphael Alexandre Cunha, de 28 anos de idade, natural de Florianópolis, já utilizou a rua como lugar onde exibia seu corpo a procura de prazer. Muito embora, nunca tenha se prostituído, a rua para ele servia para canalizar sua rebeldia. Essa “vida mundana”, como ele mesmo admite, porém, não lhe pertence mais. Hoje Raphael é espírita, e se dedica aos estudos do corpo, da mente, e da alma, inclusive condenando a exibição nas ruas, e a prostituição como forma de auto-mutilação. Afirma que muitos vão para rua por dois motivos: busca de prazer, e o sonho do encontro do “príncipe encantado”, fatores que resultam em ilusão.

Raphael é solteiro, mas conviveu durante 10 anos com um companheiro. Enfrentou preconceitos desde que se descobriu homossexual aos 7 anos de idade, principalmente por parte do pai. Disse que a parada gay, hoje denominada “parada da diversidade” é um espaço de manifestação, e que as pessoas aceitam tranquilamente. De acordo com o próprio Raphael, “Floripa é gay”. Ele cita pontos como a Avenida Hercílio Luz, as cabeceiras das pontes, como locais onde homens casados ou curiosos vão buscar outros homens. Ele que hoje prefere freqüentar ambientes heterossexuais faz um alerta: “o mundo hetero enxergo o homossexual como um garoto de programa, e o homossexual não é um bicho de sete-cabeças”.

04112009 - Raphael by Acangatu

Um comentário:

Fernanda Rigol disse...

Muito boa a entrevista com o Raphael.
É isso aí, temos de aceitar as diferenças para vivermos melhor em sociedade.

  © Blogger template Ramadhan Al-Mubarak by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP