Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A rua tem mãos que recolhem coisas que descartamos

O serviço de limpeza e manutenção das ruas de Florianópolis é realizado por funcionários da Comcap – Companhia de Melhoramentos da Capital. O gari é o profissional que recolhe o resultado de um péssimo hábito: jogar lixo na rua.

Albertina das Graças da Conceição, natural de Urubici/SC, 43 anos de idade, 16 anos dedicados a Comcap, diz que gosta de estar nas ruas porque se sente mais livre e a vontade. “Eu não conseguiria trabalhar num escritório fechado. Preciso ver as pessoas, ouvir os passarinhos, ver movimento”. Questiono Albertina sobre o tratamento das pessoas e se o trabalho é pesado. “Alguns tratam a gente como você, que veio, deu bom dia, sorriu, não teve nojo de apertar a mão da gente; outros nem olham, parece até somos lixo. E aqui é assim, meu filho, tem uma coordenadora que fiscaliza a gente. Eu sou responsável por esta quadra toda, que vai lá do Mercado (Mercado Público) até aqui na Alfândega”, relata.

Osvaldina Paula Padilha, natural de Biguaçu/SC, 45 anos de idade, 25 anos na Comcap começou como gari e hoje é responsável pela limpeza dos banheiros do Largo da Alfândega. Ela comenta que tanto no trabalho da colega Albertina, como no dela, existem pessoas educadas e mal-educadas, e isso não se resume aos moradores de rua. Pergunto a ela se o trabalho é seguro, e se ela e a amiga já passaram por alguma situação constrangedora. “Olha, aqui na Alfândega, dá muita briga. Uma vez eles se pegaram de faca e fez uma poça de sangue ali – ela aponta o local – a gente nunca sabe o que passa na cabeça das pessoas, mas mesmo assim aqui ainda é bom”.

Lixo já foi definido como tudo aquilo que para nada serve e é descartado. Hoje esse conceito mudou, mas a antiga definição ficou tão enraizada em nossa cultura de descarte que muitas pessoas ainda têm a péssima mania de jogar lixo no chão. O acúmulo de qualquer material pode provocar: riscos à saúde humana, prejuízo da paisagem urbana, e enchentes.

2 comentários:

Fernanda disse...

É bom conhecer a vida de pessoas que prestam um grande serviço à população e que, na maioria das vezes, passam despercebidas pelas demais pessoas.

daniella disse...

Amei a reportagem...é uma pena que ainda muitos de nos não percebemos essas pessoas maravilhosas ao nosso redor!!São um exemplo de vida e dedicação para com o trabalho. Essas pessoas tinham que ser referenciadas por todos, mesmo que seja um olhar de agradecimento ou um simples sorriso no rosto.
Um grande abraço a todas essas pessoas que nos ajudam a manter nossa cidade mais limpa!!!

  © Blogger template Ramadhan Al-Mubarak by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP