Related Posts with Thumbnails

sábado, 31 de outubro de 2009

A rua é lugar de leitura

Ainda é possível encontrar pessoas que lêem jornais, revistas, livros num banco de praça. Na Praça XV, no coração de Florianópolis, encontramos o senhor Yamashita. A colônia japonesa em Santa Catarina não é numerosa, ao contrário de São Bernardo do Campo/SP, onde eu deixei amigos como: Bando, Akira, Ogura, Nishimoto, Matsumoto, Morinishi, Uemura, Oseki, Kazuo, Fukuyama, Nagamoto, Hayashi. “No Oriente as pessoas se reconhecem pelo sobrenome, porque a família vem em primeiro lugar; aqui no Ocidente as pessoas se chamam pelo prenome”, relata. Ainda acerca dos sobrenomes ele arremata: “Os sobrenomes chineses e coreanos são monossilábicos. Com algumas exceções existem japoneses com sobrenomes monossilábicos. Se encontrar é porque foram famílias foram para China, e quando voltaram apenas mudaram a pronúncia”.

Yamashita nos convida ao raciocínio constante. Sobre sua atividade de trabalho ele faz uma brincadeira: “Parece churrasco. Eu furo e queimo”. Apesar de procurar, não achamos a resposta. E ele diz: “Acupuntura”. Ariana menciona que pensou em tudo, menos nisso. E para não perder o foco ela emenda: “E como o senhor aprendeu?”. Yamashita responde: “Está na família há anos, mas a Acupuntura não foi originada no Japão. A Acupuntura é chinesa. Há 3.000 anos já estava estruturada.”.

Atualmente ele perdeu muitos clientes porque a Acupuntura se disseminou rapidamente. “Hoje em muitos bairros existem escolas de Acupuntura. A cada esquina você encontra 20 acupuntores (ele sorri com ironia)”. Minutos após nossa conversa ele estaria atendendo. “Venho para Praça ler, quando há tempo. Daqui a pouco vou atender uma senhora que já foi jornalista, e que é casada com um jornalista”, relata.

Yamashita tem 82 anos de idade, é viúvo, e mora em Santo Amaro da Imperatriz. Seus pais foram imigrantes dirigidos a Curitibanos/SC. Pergunto o porquê de Santa Catarina, e ele nos diz: “Muitos escolheram o Brasil. Havia campo para trabalho”.
Para contratar os serviços de Yamashita ligue para 8812 9900.

Nenhum comentário:

  © Blogger template Ramadhan Al-Mubarak by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP