Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A rua é liberdade

O poeta, baiano de Juazeiro, Sérvio Túlio, assim escreveu sobre o Sapato:

O sapato
Quando dá passos,
Sapateia poema...
Sapateia e compõe músicas,
Dia e noite, à luz da lua
E músicas que nem precisam de rimas.
Sapateia, e no seu sapatear
É jardim florido
E o jardim é o sentido.
O sapato
Quando sapateia poemas... e músicas...
Semeia!

Meus sapatos gastos, foram entregues aos trabalhos do não assalariado, mas autônomo, Pedro. Pedro João Filomeno, 39 anos de idade, é um manezinho da Ilha, morador da Costeira do Pirajubaé, e engraxate a mais de 20 anos. Desde os 12 anos de idade percorre o centro de Florianópolis, tendo aprendido o ofício com os irmãos. “Sou o caçula, e aprendi a engraxar com meus irmãos. Trabalhei em outros empregos, até com carteira assinada, mas gosto disso aqui”, afirma Pedro. O sapato trouxe trabalho digno, e ele labuta muito. “Tem dia que pego às 6 da manhã e largo às 10 da noite. Fico na Praça XV, e no Mercado Público. E já engraxei o sapato do Amim, e do Dário. São tranqüilos, conversam bem.”, diz o engraxate.

Pedro se mostra temeroso com o futuro, mas alega estar buscando Deus. “Tá cada vez pior. Esse monte de carro, poluição, desmatamento, violência. Só esperamos em Deus. Antes eu era um homem de beber, andar em casa de massagem, até drogas eu experimentei. Hoje sou um homem novo. Jesus me livrou de tudo isso.”. O engraxate fala que alguns clientes se queixaram de assalto na Praça XV, mas que ele só foi assaltado quando criança, por meninos que cheiravam cola. Mesmo assim, Pedro gosta de Floripa, e garante: “Daqui eu não saio.”.

Antes de meus sapatos ficarem lustrados, somos abordados pelo vendedor de revistas, também autônomo, Cleiton Locatelli, o Ton. Natural de Concórdia/SC, ele está há 5 meses na cidade, e está otimista com as vendas. Para Pedro e Ton, a rua se resume em liberdade; onde não há patrão e horário, onde a vida passa sem pressa, a música se escuta, e o pão de cada dia se semeia.

Você encontra o Pedro Engraxate no Centro de Floripa, ou no fone (48) 9123 3290. Preço do serviço: R$ 5,00.

Nenhum comentário:

  © Blogger template Ramadhan Al-Mubarak by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP